terça-feira, 9 de setembro de 2008

Convite da ABRATURR para Pé na Terra.

Caros Companheiros do Turismo Rural Paulista
Neste ano de 2008, a Associação Paulista se reuniu em distintas oportunidades e regiões para cumprir os cronogramas de nossas ações, mas, neste próximo mês estaremos propondo uma alteração de atividades, o que nos permitirá participar do FORTALECIMENTO DO PROGRAMA: FORMAÇÃO DE LÍDERES DO TURISMO RURAL PAULISTA. Atividades esta, fruto da parceria SENAC/ ABRATURR SP e IDESTUR – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural que já formatou Diretrizes Paulistas de Turismo Rural, documento de referenciado no Estado

Com a apresentação do projeto de Curso Turismo RURAL: ESTRATÉGIAS DE MERCADO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL lançado pelo SENAC SP neste segundo semestre de 2008, que objetiva a representação e amadurecimento do setor, e fortalecimento de uma visão estratégica de mercado para o desenvolvimento sustentável da atividade, surgiu a necessidade do reconhecimento, fortalecimento e articulação de Líderes

Como líderes são aqueles, que estão encabeçando processos em sua região, município e ou empreendimento e que procuram alcançar seus objetivos de desenvolvimento. Todos nós, membros da ABRATURR SP, somos líderes regionais e por isso no dia 06 de Outubro próximo estaremos reunindo as a data de nossa reunião com a ação de construção do SENAC Cenários Futuros do Turismo Rural: Empreendedorismo e Desenvolvimento

Nesta oportunidade, as Unidades Regionais do SENAC São Paulo serão convocadas para interagir com os Presidentes das Associações Locais e participantes dos núcleos, para marcarem suas AÇÕES REGIONAIS ESTRATÉGICAS.

Maiores informações serão repassadas posteriormente pelo SENAC bem como pela ABRATURR, mas solicitamos que façam o agendamento da data, se mobilizem para estarem presente participando das lideranças estaduais de turismo rural

Façam sua confirmação pelo e-mail info@idestur.org.br pois, haverá limitação de número de participantes.

Um abraço
Andreia Maria Roque Junqueira de Arantes
Presidente ABRATURR SP

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Apresentação Pé na Terra.

A reunião realizada no dia 05 de setembro, no salão da Sub Prefeitura de Joaquim Egídio, contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas. A participação dos núcleos rurais de Campinas foi o grande destaque, prestigiaram o evento os representantes dos Bairros Pedra Branca, Carlos Gomes, Friburgo, Foqueteiro, dos Distritos de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo. A Coordenadora de Planejamento e Informação, Mirza Pellicciotta, a Gerente Técnica do Circuito Turístico de Ciência e Tecnolgia, Maria Amélia Moscom e o Admisntrador Regional da AR14, Nivaldo também estiveram presente.
Com a realização desta reunião, a Associação Pé na Terra de Turismo Rural espera ampliar o número de associados e nomear, em curto prazo, o grupo técnico da Associação que será responsável pela elaboração e execução de projetos da Associação.

Para outras informações, entrar em contato com a Secretaria Executiva:

Telefone:78060178

associacaopenaterra@gmail.com

sábado, 6 de setembro de 2008

Pé na Terra apresenta seu plano de trabalho

Autor: Thiago Rovêdo

Depois de toda a organização, trabalho e reuniões, chegou a hora de apresentar o resultado à população. Nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, a Associação de Turismo em Espaço Rural de Campinas e Região – Pé na Terra, em parceria com a Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST), vai fazer uma reunião com representantes das áreas rurais de Campinas para mostrar as propostas de trabalho da associação, na Subprefeitura de Joaquim Egídio, às 19h30.A reunião, que terá entrada gratuita para todos, contará com apresentações de novas idéias de projetos, enfocando lemas como utilizar o turismo como uma ferramenta de geração de renda para as áreas rurais (tornando-as viáveis economicamente), estruturação da oferta turística da área rural, comunicação, capacitação e gestão.
Segundo o técnico do Departamento de Turismo, Eros Vizel, as expectativas são as melhores possíveis. "Depois de todo o trabalho realizado vamos apresentar nossas idéias deste turismo em área rural. O objetivo é mostrar que além do retorno financeiro, as pessoas poderão compreender melhor tudo o que se passa nestas regiões", explicou.
Para o secretário da pasta, Sinval Dorigon, o mais importante de tudo isto é a valorização destes locais de Campinas. "Temos uma área rural muito forte, e com todos os projetos que estamos desenvolvendo, conseguimos melhorar a organização. Agora, esta associação vai vir para valorizar esta área, não somente no sentido econômico, mas também mantendo suas tradições, não deixando que se torne apenas um espaço comercial", afirma Dorigon.
Pé na Terra
Com o apoio do Serviço de Aprendizado Rural (Senar) e do Sindicato Rural, a Associação de Turismo em Espaço Rural de Campinas e Região vem para organizar aquele serviço há muito tempo feito na região. Agora, porém, com o apoio necessário para ser mais difundido.
Com essa oportunidade será possível localizar os projetos de maneira mais ágil e, assim, permitir um maior tempo para organizar a execução do trabalho. Como o projeto também tem o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur), conseguiu credibilidade e confiança para abrir convênios com os produtores.
O Pé na Terra tem a intenção de divulgar os projetos não somente no âmbito municipal, pois, com as varias parcerias já feitas, vai participar de eventos de abrangência nacional e também divulgar a oferta turística rural para os meios internacionais.